Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 11 de outubro de 2008

Argan

Primeiramente, a Art Nouveau, foi entendida como sendo uma expressão típica do modernismo, considerado um fenômeno novo, imponente e ao mesmo tempo complexo, que deveria satisfazer o que se acredita ser a "necessidade de arte". Bom, pode-ser dizer que a Art Nouveau é considerada um acontecimento tipicamente urbano, que nasce nas capitais e se espalha para o interior. E podemos citar alguns costumes do tipo: o urbanismo de bairros inteiros, a construção civil em todas as suas tipologias, o equipamento, urbano e doméstico, a arte figurativa e decorativa, as alfaias, o vestuário, o ornamento pessoal e o espetáculo.

A Art Nouveau faz parte ao mesmo tempo das camadas da sociedade burguesa, já que a alta burguesia possui os arquétipos, trabalhados por artistas e artesãos qualificados em materiais nobres; e a pequena e média burguesia consumem produtos do mesmo tipo, mas que são da mesma forma, banalizados por causa dos processos repetitivos da produção industrial e pela qualidade inferior dos materiais. E com tudo isso, ela se apresenta como sendo um estilo "moderno", isto é "moda", o Art Nouveau como sendo um estilo "moderno", corresponde ao que, na história econômica da civilização industrial, é chamado de "o fetichismo da mercadoria".

Apesar das mudanças relacionadas em tempo e espaço, o Art Nouveau tem algumas características que se mantém constanstes, como por exemplo: 1) a temática naturalista (flores e animais); 2) o uso de motivos icônicos e estilísticos, e até tipológicos, derivados da arte japonesa; 3) a morfologia: arabescos lineares e cromáticos, preferências pelos ritmos baseados na curva e suas variantes (espiral, volutas, etc), na cor, pelos tons frios, pálidos, transparentes, assonantes, formados por zonas planas ou eivadas, irisadas ou esfumadas; 4) a recusa da proporção e do equilíbrio simétrico, e a busca de ritmos "musicais", etc.A propagação de toda essa essência do Art Nouveau se dá por meio de revistas de arte e moda, do comércio e seu aparato publicitário, das exposições mundiais e espetáculos. E os temas que são muito usados, vindos da liberdade expressiva, da criatividade, da poesia, da juventude, da primavera, da floração são explicados pela rápida ascensão da tecnologia industrial. O Art Nouveau é um estilo ornamental, que consiste no acréscimo de um elemento hedonista a um objeto útil. Essa funcionalidade (utilidade) se indentifica com o ornamento (o belo), porque a sociedade tende a se reconhecer em seus próprios instrumentos.

O Art Nouveau é uma ornamentação urbana.E, visto em conjunto, não expressa em absoluto a vontade de requalificar o trabalho dos operários (como pretendia Morris), mas sim a intenção de utilizar o trabalho dos artistas no quadro da economia capitalista. Por isso, o Art Nouveau nunca teve o caráter de uma arte popular, e sim pelo contrário, de uma arte de elite.

Nenhum comentário: