Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 11 de outubro de 2008

Nikolaus Pevsner

De acordo com o livro "Os pioneiros do desenho moderno", um dos temas predominantes que é imposto dentro do conceito de art nouveau é o movimento curvilíneo, suas formas sinuosas longa e sensível, ondulante e fluente que se encontra com outras, que surge e vai cobrindo assimétricamente todas as superfícies disponíveis. Outra idéia também apontada foi Arthur Mackmurdo como sendo um primeiro exemplo de Art Nouveau. Nasceu em 1851 e morreu em 1942, sofreu influências muito fortes de certos desenhos pré-rafaelitas, mas também havia rastros de outros movimentos como por exemplo o do art noveau, aos quais somos tentados a chamar proto-Art Nouveau, na Renovação Gótica da arquitetura e do desenho na Inglaterra. Mackmurdo era um rico e jovem arquiteto e designer, e em 1883 escreveu um livro sobre as igrejas de Sir Christopher Wren em Londres, assunto esse que não parecia se ligar à Art Nouveau. Mas a área interna à moldura era preenchida por um padrão de tulipas, uma diferente da outra e assimétrica em forma de chamas. Nas laterais estão dois galos, com formas delgadas e comprimentos excessivos. Portanto, as características apresentadas por ele na art nouveau são as formas assimétricas provenientes da natureza e manipuladas com obstinação e vigor, e a recusa em aceitar qualquer ligação com o passado.


Na pintura, podemos citar exemplo como as obras "O Eleito" de Hodler, " O Grito" de Munch, entre outros. Mas a Art Nouveau como movimento não pertence originalmente à pintura. O termo tem um significado de um estilo de decoração pouco duradouro mas muito significativo. Dois criadores dessa fase fora Louis Sullivan de Chicago e Victor Horta de Bruxelas. A decoração de Sullivan não se tornou conhecida. É provável que Sullivan fosse fundamentalmente original, e Horta estava com certeza relacionado com criações recentes, inglesas e continentais. O ideal da ornamentação de Sullivan era uma "decoração orgânica harmonizando-se com uma estrutura composta de linhas largas e maciças". É isso que o distingue de Horta, que permanece, senão inteiramente, pelo menos fundamentalmente, um decorador.


Henry van de Velde foi o companheiro de luta mais importante de Horta em prol do novo estilo ornamental. Mais tarde, começou a transformação de seu estilo inglês, sob a influência da Bélgica. E sem contar que ele foi o espírito mais lúcido e filosófico de todos os jovens arquitetos e desenhistas belgas. Começou pintando, passando pelo estilo Barbizon e pelo estilo dos neo-impressionistas, e mais tarde, sob a influência de William Morris e da sua doutrina, colocou a pintura de lado e passou a se dedicar à arte aplicada.


Hector Guimard, arquiteto francês cujos edifícios mais conhecidos são as estações de metrô de Paris, estilo extremo do Art Nouveau feitas em 1900. Depois, fez um edifício chamado "Castel Béranger" em Passy nos anos de 1894-98. O ferro e a Art Nouveau possuem uma interatividade muito grande, apesar de que o emprego destes não eram nada de novo e as vantagens ornamentais que o seu emprego nas fachadas oferecia já haviam sido descobertas antes dos fins do século XIX.A Inglaterra ocupou o primeiro lugar ao se tratar de exposições. A Arts and Crafts Exhibition Society apresentou obras de artesanato artístico em 1888,1889,1890,1893,1896.


A "art nouveau" recebeu diferentes denominações em diversos lugares em que se apresentou. Jugendstil, Stile Liberty por exemplo e assim, por puro acaso, a liberdade, a juventude e a novidade aparecem juntas nos nomes dados a este movimento de transição, notável embora breve. Contudo, à distância de mais de duas gerações, torna-se muito duvidoso que a art nouveau tenha aspecto jovem. Antes, havia sido definida como sendo um estilo de transição entre o estilo vitoriano e o Movimento Moderno, comparada neste aspecto ao Artes e Ofícios na Inglaterra. Mas o Artes e Ofícios baseava-se solidamente no ensino de Morris, e assim lutava por uma posição mais digna para o artista e por uma atitude mais sã no desenho. A Art Nouveau, apela para o esteta, aquele que está pronto a aceitar o perigoso dogma da arte pela arte. Não é de se admirar que a Art Nouveau tenha atingido o apogeu num país que esteve à margem dos progressos feitos durante o século XIX no domínio da arte e da arquitetura, num país em que as condições sociais permaneceram completamente imutáveis: Antônio Gaudí (1852-1926) trabalhou quase exclusivamente em Barcelona e arredores.


Gaudí foi de início um renovador gótico, tardio e pessoal e atingiu a libertação completa em 1898, e as suas obras-primas já inteiramente modernas começaram nesse ano e em 1900, ambas para Güell. E foi na Igreja Santa Coloma de Cervelló, na colônia Güell, que apareceu pela primeira vez as paredes postas em movimento, as janelas em posições aparentemente mais arbitrárias, que as colunas estão inclinadas ou desaprumadas e que ao artesão é pedido que deixo o trabalho em bruto. O parque Güell foi baseado nas novas idéias inglesas sobre os subúrbios jardins e cidades jardins. Depois de 1900 trocou completamente o gótico pela sua art nouveau. A Art Nouveau se coloca como uma demonstração desafiadora de individualismo. Gaudí ainda era um artesão individualista e que ainda nisso, fez parte do Art Nouveau, pois a Art Nouveau, era acima de tudo, e antes de mais nada, a explosão do individualismo.

Nenhum comentário: