Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 11 de outubro de 2008

Benévolo

Em "História da Arquitetura Moderna", o significado do "art nouveau" é empregado da maneira mais ampla possível, incluindo todos os movimentos vanguardistas ocorrido na época. A seguir alguns exemplos de artistas, arquitetos que tiveram influência do art nouveau.

1- Victor Horta

A artes sao renovadas primeiramente na Bélgica, entre o ano de 1892 e 1894, com a Casa Tassel de Horta em Bruxelas, a decoração de Van de Velde para sua casa em Uccle e os móveis de Serrurier-Bovy. A estréia do estilo na arquitetura foi com Victor Horta, em seu projeto da Casa Tassel (1892-93) que apresentava como características o uso de elementos orgânicos, as aberturas irregulares, exploração da textura e das cores, o uso de ferro fundido e vidro, novas formas de materias, entre outros. Juntou as artes maiores ( a arquitetura em si) com as artes menores (mosaicos, vitral, carpintaria, etc) dando grande importância à luminosidade e à decoração. No interior da casa, ao passar por uma porta de vidros coloridos chega ao átrio composta por uma célebre escada, feita de degraus de madeira natural, sustentados por uma estrutura metálica.Outro projeto feito por Horta foi a Maison du Peuple ( Casa do Povo), que foi construída em 1897 para abrigar os escritórios do Sindicato dos Trabalhadores Socialistas. Foi destruída em 1966, sem contar os outros edifícios que também foram abatidos. Mas mesmo assim, Horta continuou com a sua popularidade.Teve também o Hotel Solvay, construída para o filho de um homem rico, e ao mesmo tempo foi o projeto que ele mais odiou. Os detalhes contidos no projetos eram muito insignificantes, e a matéria-prima usada era o ouro, diamante e platina, que eram muito caros.


2- Henry Van de Velde

Dá continuidade aos princípios de Morris ao procurar a funcionalidade e a simplicidade. Sabe reconhecer a importância da ligação entre a arte e a indústria, e diz também que o artista deveria ser livre e espontâneo ao criar algo, sem necessariamente estar ligada ao comercialismo ou à produção em série.


3- Otto Wagner

Um dos mais importantes arquitetos no início do século XX, que foi um período de transição dos estilos arquitetônicos e um dos fundadores nas construções das cidades modernas. Se preocupava muito com o desenvolvimento social e técnico da arte da edificação, possuía um estilo útil, que era baseado na razão, no material e nas técnicas construtivas. Depois do ano de 1894 começou a apresentar tendências do estilo "Jugendstil". Para ele, a nova arquitetura deve se libertar de toda imitação e levar em conta as condições técnicas modernas. Uns dos seus principais trabalhos foram o Postal Saving Banks em 1905, a Igreja de Steinhof em 1906, a Biblioteca Universitária em 1910. Durante esses projetos, amadureceu seu estilo por estar com contato com as esperências dos mais jovens (especialmente de Olbrich que traalhava em seu estúdio).


4- Adolf Loos

Arquiteto austríaco que ficou conhecido não só pelas suas obras, mas também pelos seus escritos, como por exemplo o "Ornamento e Delito", o mais famoso de todos e ao mesmo tempo o mais mal interpretado. Foi um dos pioneiros da arquitetura moderna. Loos não condenava o ornamento, mas sim a maneira em que era aplicada, ou seja, desligada da realidade funcional e construtiva dos edifícios. De acordo com Loos, um edifício é tanto melhor quanto mais fácil for de ser explicado. Precursor da nova objetividade, procurou sempre a solução mais simples para seus projetos e métodos de construção, empregando apenas ocasionalmente motivos ornamentais como elementos articuladores. Seus projetos mais célebres e importantes são a moradia Steiner em 1910 e a de Michaelplatz em 1910-1911, em Viena, bem como a residência Tzara, em Paris.

Nenhum comentário: