Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 12 de outubro de 2008

Introdução

Para começar, o Art Nouveau foi um estilo desenvolvido na Europa a partir do final do século XIX, mais precisamente entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial, e é caracterizado pela quebra de tradições que ainda era usado em excesso na arte e na arquitetura. Passou então a se preocupar com a forma, independentemente de qualquer herança estética.

Na arquitetura, esse período também era conhecido como "estilo 1900" ou "estilo Liberty", onde se destacava as linhas curvilíneas, juntamente com as formas orgânicas, como por exemplo as folhagens, flores, cisnes, entre outros. O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O art nouveau vai estar em contato direto com a produção em série, e com isso, vai acompanhar de perto os passos da industrialização e do fortalecimento da burguesia, e vai ao mesmo tempo valorizar o uso de materiais como por exemplo o vidro, o ferro e o cimento. A "arte nova" revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pelo fato de haver uma articulação estreita entre arte e indústria.

A primeira fonte de inspiração dos artistas é a natureza, as linhas nao simétricas, orgânicas tanto da fauna quanto da flora. Pode-se dizer que é um estilo internacional, com diferentes denominações em diferentes países. Na Alemanha é chamado de "jugendstil", na Itália de "stile liberty", na Espanha de "modernista", na Áustria de "sezessionstil", e por aí vai.

2 comentários:

Unknown disse...

manah ajudou muito no meu trabalho

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.